Release Somaa
Somaa consolida sonoridade e lança disco mais poderoso da carreira
Novo álbum do trio catarinense de Rock Alternativo será disponibilizado em 25 de Agosto nas plataformas digitais
A banda catarinense Somaa coroa seu agitado ano de 2023 com o lançamento de um novo disco que deve dar o que falar. “<Antena>” é o sucessor do elogiado álbum de estreia do trio, “O Mundo Quer Te Enganar” (2018) e chega após o lançamento de seis singles, todos acompanhados de clipes oficiais e diversas ações promocionais de divulgação.
Em seu novo álbum, o Somaa consolida uma identidade própria onde bebe nas fontes de lendas de Grunge, Punk, Hardcore e Indie, celebrando nomes como Nirvana, Soundgarden, Queens Of The Stone Age, Alice In Chains e mais. Já nos lançamentos de seus singles, o grupo atraiu a atenção de veículos importantes como o site Tenho Mais Discos Que Amigos!, referência nacional de música, que chamou a banda de “a mais interessante do novo Rock para você prestar atenção”. Além disso, os singles foram executados em rádios como a KISS FM pelo lendário Clemente Nascimento (Inocentes / Plebe Rude), que inclusive participa de uma das canções do álbum.
Outras participações do álbum distribuído pela gravadora paulista Orangeira Music (Beto Bruno, Matanza Ritual) são Alexandre Capilé (Sugar Kane / Water Rats) e Lucas Theodoro (E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante).
“Antena”: um álbum épico cheio de conceito
A exemplo do seu antecessor, “<Antena>” foi gravado e produzido por Gabriel Zander, nome conhecido na cena por ter trabalhado com bandas como Vivendo do Ócio e Menores Atos, além de também ser o líder da aclamada banda Zander. Rafael Zimath, vocalista e guitarrista do Somaa, comenta que ao repetir o estúdio e produtor na gravação, a banda acreditou que haveria um “ganho de continuidade” no processo, o que gerou um salto qualitativo na obra.
Já o baterista Tiago Luis Pereira celebra o fato inegável de que o esforço e tempo adicional dedicado a cada música do disco foram uma evolução em relação ao trabalho de cinco anos atrás: “Fomos muito mais cirúrgicos, nos debruçando em cada detalhe dos arranjos das músicas, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para algumas experimentações”.
O conceito do álbum remonta à pandemia, quando o mundo se fechou e as pessoas dependiam de antenas para trabalhar, comprar alimentos e se comunicar. Zimath elabora mais a ideia: “Depois de enfrentar um bloqueio criativo inicial, percebi que somos antenas do mundo e de nós mesmos. Captamos ondas de energia e as devolvemos ao ar. O ser humano também é uma antena”.
A partir daí, canções começaram a brotar feito a água que costuma cair do céu da cidade natal do grupo, a industrial Joinville. A concepção do disco foi sublinhada na própria grafia do título, “<Antena>”, simbolizando as ondas geradas pelas antenas criativas do grupo e que resultaram nas dez músicas do registro.
O álbum aposta na diversidade, ainda que homenageie a sonoridade já experimentada pela banda no passado: peso, quebras de ritmo, letras reflexivas, atenção às melodias e aos refrães.
A obra vai das porradas “O Buraco Mais Bonito da Cidade” e “Fuga ao Contrário” às serenas “Língua-Destino” e “Respirador”, a última instrumental. “Um Palmo Atrás”, de outro lado, abusa das dinâmicas sendo, na mesma música, pesada e calma. Após o lançamento do disco, a banda fará shows de divulgação do trabalho a partir de setembro, com datas a serem reveladas em breve.
Somaa – “<Antena>”
- O buraco mais bonito da cidade (03:50)
- Discos de Heavy Metal (03:35)
- Alívio (04:03)
- Mamíferos Demais (02:47)
- Sangue na pista de dança (0:36)
- Fel (3:13)
- Fuga ao Contrário (3:48)
- Um Palmo Atrás (4:23)
- Respirador (2:50)
- Língua-destino (3:25)
SOMAA É:
Tiago Luís Pereira: bateria e voz.
Nedilo Xavier Pinheiro: baixo.
Rafael Zimath: voz, guitarra e violão.